domingo, 28 de agosto de 2011

Anarquia

Logo estilizado do movimento anarquista


Anarquismo: A partir do prefixo an :"sem"  + arkhê:"soberania, reino, magistratura"; do grego anarkhos, que significa "sem governantes"

Em todo e qualquer tipo de relacionamento interpessoal, faz-se necessária a presença de uma ordem, ou seja, um conjunto de regras explícitas (lei) ou implícitas (moral)que evitam que os indivíduos se prendam à sua natureza egoísta, respeitando o espaço e a opinião dos outros.

A ausência dessa ordem, ou a ausência de alguém para garantir seu cumprimento - o que é essencialmente a mesma coisa - é Anarquia

Trabalhando no ramo de RH, costumo ver como a presença ou ausência de normas específicas em uma empresa, por exemplo, gera comportamentos diferenciados nos funcionários, e as consequências que sua falta pode gerar.

No entanto, gostaria de focar aqui no relacionamento entre pessoas.

Nesse caso, a ausência de ordem faz com que os relacionamentos se tornem doentios, onde as pessoas se tratam como objetos de satisfação de seus próprios desejos, tanto sexuais como de relaconamento ou carinho, ou então que um seja completamente dependente do outro, de uma forma não saudável.

Há contos do cotidiano de minha vida conturbada que mostram como Já experimentei os dois lados dessa moeda. Tanto usei (adimito) como fui usado; tanto me tornei dependente como causei dependência, e algumas vezes, pasmem, tudo isso ao mesmo tempo.

Caos - Obra de Arte
Em geral, nesses casos, percebia que tinha quebrado os limites impostos por mim mesmo dentro do relacionamento.

Em geral, também, o fim disso não era nada bom. Sempre terminava com o sofrimento de alguém, ou de todos. Sempre...

Caos

O pensamento anarquista na sua concepção moderna, surgiu a partis das revoluções sociais, e em especial do pensamento secular ou religioso do Iluminismo, com destaque para os argumentos de Rousseau para a centralidade moral da liberdade.

Isso faz todo sentido. Devemos sempre tratar os outros com o respeito e consideração que queremos para nós mesmos, baseados nos princípios morais de nossa sociedade, com liberdade para opiniões diversas, mas sempre com respeito à moral e ao outro. como diria Rousseau

"A maioria de nossos males é obra nossa e os evitaríamos, quase todos, conservando uma forma de viver simples e uniforme que nos era prescrita pela natureza"

O homem é mestre de seus próprios desejos e de suas vontades, e isso é um grande poder. No entanto, grandes poderes exigem grande responsabilidade.



"O homem é bom por natureza. É a sociedade que o corrompe."
Jean-Jacquees Rousseau 





 

Um comentário: